Google+ Pictuelle Photography: Belezas de Lages

27 de julho de 2010

Belezas de Lages

Tanque de Lages de dia

Ao lado vemos o Tanque, uma bela paisagem, um ótimo lugar para passar o dia. O tanque localiza-se no Centro de Lages (SC). É uma das principais atrações turísticas, além da catedral de Lages, Morro da Cruz, entre outros.

Porque o nome Lages?

Antigamente a cidade tinha, em abundância, as pedras chamadas de Lajes. A própria catedral de Lages, foi construída com lajes. Atualmente não encontra-se mais laje em abundância na região.

Lages ou Lajes?

A cidade é Lages, com ‘G’, já a pedra laje é com ‘J’. Antigamente, quando foi fundada, em 1766 por Antônio Correia Pinto de Macedo, recebeu o nome de Lajes. Com o passar dos anos, o nome da cidade foi adaptado para Lajes, com ‘J’.  A cidade tem aproximadamente 180 mil habitantes, e é a maior cidade de Santa Catarina em extensão territorial, com 2.664,313 km². Antigamente a cidade era ainda maior do que é hoje, pois antes, pertenciam ao território de Lages as cidades:

  • Painel
  • Campo Grande
  • Correia Pinto (Em homenagem a Antônio Correia Pinto de Macedo)
  • Capão Alto
  • São José do Cerrito
  • Campo Belo

MLages-Vista aéreae vieram na cabeça apenas 6 cidades que exploraram o enorme território de Lages, mas talvez tenham mais. Lages tem 72 bairros, que vão de A a V, em ordem alfabética. Anualmente, na cidade, ocorre a “Festa Nacional do Pinhão, que é a maior atração turística de Lages. Muitas pessoas vem de outros países, até mesmo de outros continentes para visitar a Festa do Pinhão e encaram temperaturas mega frias da cidade. As estações do ano são bem definidas na Serra Catarinense, pois o clima é Subtropical. A temperatura média da cidade ao decorrer do ano é de 14,3ºC. As temperaturas máximas que são registradas são durante o verão. São entre 36ºC e 42ºC.

O que é Pinhão?Pinhão

Pinhão é uma comida típica de Lages (ver imagem “Pinhão”). A semente nasce a partir de outro pinhão. Você planta um pinhão é nasce um pinheiro Araucária ou, também conhecido como Pinheiro do Paraná. O pinheiro pode ser macho ou fêmea. Para o nascimento de pinhões, é preciso dos dois gêneros.  O pinhão é considerado uma semente nua. O pinhão fica dentro de uma pinha, que é constituída por um núcleo, e pelos pinhões (ver imagem “Pinha”).

Pinheiro Paranaense, Pinheiro Americano…

Além do Pinheiro do Paraná (Pinheiro Araucária), existe o Pinheiro Americano, conhecido também como Pinus. É aquele que Pinhaparece com uma árvore de Natal, sabe? O Pinus Tem uma pinha diferente (ver imagem “Pinha de Pinheiro Americano”). O Pinheiro Americano não tem nada a ver com o Araucária. Os seus próprios nomes já dizem tudo. Um pinheiro é americano (EUA), o outro é do Paraná (Brasil).

Parente da Araucária

Pinha de Pinheiro AmericanoAs Araucárias são famosas por serem árvores muito belas e altas. Mas sua parente, a árvore Sequoia,  que está no Guinness Book por ser a árvore mais alta do mundo, chama mais atenção, justamente, por ser a árvore mais alta dSequoia, a maior árvore do mundoo mundo. A maior árvore do mundo chega a medir 130 metros de altura, que equivale a um prédio de 30 andares.

Venha conhecer a cidade de Lages!