Google+ Pictuelle Photography: Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, Santa Catarina

26 de fevereiro de 2011

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, Santa Catarina

Ponte Ercílio Luz em Florianópolis, Santa Catarina
Esta ponte acima é nada mais, nada menos que a Ponte Hercílio Luz, uma das mais belas do Brasil. Ela localiza-se na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Atualmente o monumento encontra-se inativo. Nenhum carro passa por lá desde 1962 e hoje serve apenas de cartão postal e embelezamento da cidade.
A Hercílio Luz demorou 4 anos desde seu primeiro dia de construção em 14 de novembro de 1922 até sua inauguração no dia 13 de maio de 1926.
A ponte mede 819,471 metros e é considerada uma das maiores pontes pênseis (formato da ponte) do mundo e a maior do Brasil.
Inicialmente o nome da ponte era “Ponte da Independência”, mas o nome foi mudado após a morte de Hercílio Luz, idealizador da ponte, recebendo o nome de “Ponte Hercílio Luz”.
A ponte cruza o Oceano Atlântico e liga a parte insular de Santa Catarina à parte continental. É feita de madeira sustentada por estrutura de cabos de aço.
A famosa Hercílio Luz foi fechada pela primeira vez em 1982 e reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990.
O pesadelo do desabamento tornou-se constante na vida das pessoas. Esse temor, entretanto, foi eliminado justamente no dia em que a ponte completou 71 anos de idade. A obra clássica da engenharia internacional foi tombada como patrimônio histórico e artístico.
Fonte:
http://www.pt.wikipedia.org/ – Adaptado pelo Blog do Mateus.