Google+ Pictuelle Photography: Moinho d’água

18 de abril de 2011

Moinho d’água

Moinho d'água

Como funciona um moinho d’água?

Por meio da água corrente que corre sobre uma plataforma, geralmente de madeira ou ferro, e desemboca sobre a roda do moinho, que tem divisórias capazes de armazenar a água. Quando a divisória enche-se  de água e fica muito pesada a roda do moinho tende a girar, fazendo o funcionamento das engrenagens.
Nos bancos de cilindros, onde encontram-se, também, as pedras mó, o grão ou cereal será moído/triturado e transformado em farinha.

Para que servem?

Os moinhos podem ter inúmeras utilidades, desde apenas decorar a executar alguma tarefa produtiva como moer cereais de modo a os transformar em farinha ou auxiliar na produção; os moinhos d’água, assim como os de vento, podem gerar energia elétrica além de poder irrigar grandes áreas.
Com essa farinha eram feitos pães, bolos, etc., o que contribuiu muito na evolução e revolução não só industrial como também na culinária.

Quem inventou?

Não existe uma comprovação científica e muito menos histórica de quem inventou o moinho, todavia sabe-se que o moinho d’água surgiu na Europa a 2 mil anos, durante a idade média, provocando uma revolução.