Google+ Pictuelle Photography: Tocando os céus

3 de agosto de 2013

Tocando os céus

araucária gigante maior árvore

Imponente, vejo-te apreciar o azul do céu no horizonte.

Flickr it!

Esta linda árvore que têm o privilégio de contemplar através desta fotografia chama-se araucária ou pinheiro-do-paraná, que enche de vida as paisagens sulinas do Brasil.

A Mata de Araucárias é um dos ecossistemas mais presentes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até de São Paulo. Alguns biólogos e eu, inclusive, consideram este ecossistema como característico da Mata Atlântica por uma série de compatibilidades.

Desde o século passado, as araucárias são vítimas de desmatamento para o aproveitamento de sua madeira. Embora o desmatamento esteja controlado agora, as araucárias que preenchem nossos cenários aqui no Sul são muito poucas.

Há uma ave que vive nas regiões de araucária chamada gralha-azul, responsável pela manutenção da Mata. A ave armazena os pinhões (frutos das araucárias) no solo e forma seu estoque de comida, porém grande parte do estoque não é comido pela gralha, permanecendo no solo e originando o pinheiro araucária, uma árvore belíssima e parente próxima dos seres vivos mais altos do mundo, as sequoias.



Quer ver mais fotos, vídeos e informações incríveis da Mata das Araucárias? Confira o vídeo abaixo.





Boa noite e bom final de semana!

Receita da foto Dados EXIF

1/10
f/4.5
ISO 200
18 mm